Descubra agora como otimizar o cadastro de produto no seu e-commerce

May 12, 2021

Descubra agora como otimizar o cadastro de produto no seu e-commerce

O controle de estoque é uma das operações mais importantes do setor logístico. Quando se trata de uma empresa e-commerce, essa atividade ganha ainda mais destaque, uma vez que os clientes que compram online desejam agilidade na entrega dos produtos adquiridos.

Diante disso, é muito importante saber como otimizar o cadastro de produto e manter todos os itens organizados. Apesar de parecer uma atividade simples, o gestor e os colaboradores devem planejar a operação e ter alguns cuidados.

Quer saber como otimizar o processo de cadastramento de produtos no seu estoque? Neste post, você vai entender a importância de fazer um bom cadastro das mercadorias no e-commerce e como isso pode ser feito para melhorar a experiência do usuário e garantir mais vendas para a sua loja online. Boa leitura!

Padronize a descrição

O ideal é criar um padrão para a tarefa de cadastro de produtos. Isso pode ser feito por meio da definição de um modelo que servirá de base para os demais processos descritivos, trazendo uma uniformização nas descrições e diminuindo o tempo de buscas pelos itens.

Além disso, é uma forma de reduzir os erros e evitar que o produto seja registrado mais de uma vez no sistema, só que com uma descrição diversa. O ideal é relatar as características do produto de maneira objetiva.

A falta de informação acaba sendo muito prejudicial para as lojas online. Pelo fato de ser uma compra na qual o cliente não tem contato com o produto no mundo físico, o vendedor do e-commerce deve caprichar na descrição das características básicas do produto, fazendo surgir o interesse pela compra.

Sendo assim, você deve apresentar os detalhes das mercadorias o máximo possível. Essa é uma forma de atrair e ganhar a confiança do público-alvo. Isso porque ele terá conhecimento de todas as características e especificações técnicas do item que está sendo comercializado. Por outro lado, em caso de dúvida e incertezas sobre o produto, ele pode não querer arriscar a compra do item, e assim, não fechará negócio com o seu e-commerce.

Faça uma descrição minuciosa

Descreva as principais características do produto, como a marca, cores disponíveis, medidas, proporções e composição. Além disso, é importante apresentar outros aspectos, trazendo a história do produto, como a origem, como ele foi criado, modo de fabricação, entre outras questões.

Essa técnica vai muito além de ser uma mera ajuda para aumentar a venda. É uma maneira de influenciar diretamente na interação com o público e permite que eles tenham mais intimidade e possam conhecer mais sobre o produto, bem como o seu e-commerce, ajudando a agregar valor para a marca. Nesse sentido, essa é uma estratégia que proporciona mais credibilidade e confiança do cliente no seu negócio.

Crie um título atrativo

O título é um dos elementos que mais chamam a atenção do usuário quando ele visualiza os produtos expostos. É como se fosse o letreiro que vai atrair o público-alvo e leva-lo a saber mais sobre aquele objeto. Nesse sentido, o título deve ser informativo, criativo e atraente. É uma maneira de contribuir com as métricas do e-commerce e diminuir a taxa de rejeição.

Além disso, é necessário informar que a criação correta do título do produto também auxilia a aumentar o ranqueamento orgânico da página nos mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Assim, se o usuário está procurando por modelo específico de smartphone, ao inserir o nome nesses sites, o seu título vai fazer com que a sua página se destaque nos primeiros lugares.

Use fotos de qualidade

Se você deseja oferecer uma boa experiência na jornada de compra do público-alvo, então deve caprichar na qualidade das imagens que serão utilizadas no anúncio. As fotos, por conter um forte apelo visual, contribuem diretamente para o convencimento dos consumidores por meio de estímulos emocionais e sensoriais.

Nesse sentido, você pode caprichar nas imagens para despertar o interesse do cliente. Utilize cenários de impacto e que realcem os atributos dos produtos que você está comercializando.

Utilize técnicas de SEO

O SEO é uma estratégia de marketing que se aplica aos sites de internet, com o intuito de melhorar o posicionamento dessas páginas na sugestão de resultados de mecanismos de busca, como é o caso do Google.

Isso significa que o conteúdo do seu e-commerce (marca e produtos) poderá ser exibido nos primeiros resultados da pesquisa. Mas para isso, é necessário utilizar técnicas adequadas, como:

  • título da página deve ser diferenciado;
  • descrição completa dos produtos;
  • palavras-chave que têm mais chances de serem pesquisadas;
  • conteúdo de qualidade;
  • URL chamativa;
  • Meta Tag Description;
  • estrutura do conteúdo das páginas do tipo: h1, h2, h3.

Use o cross-selling

Aposte na técnica de cross-selling (venda cruzada) para vender mais. Essa estratégia se baseia em oferecer uma sugestão de item para complementar a venda do produto que foi adquirido pelo cliente. A escolha do item considera o histórico de compras, de itens visualizados e o perfil do consumidor. Trata-se de uma ação de marketing muito utilizada para impulsionar as vendas e aumentar o ticket médio da loja online.

Aposte na categorização

A otimização do cadastro também envolve a classificação dos produtos com o intuito de obter um melhor gerenciamento do estoque. Essa categorização pode se basear em características físicas dos produtos, aqueles que são mais rentáveis, quais vendem mais e apresentam maior rotatividade, maior e menor preço, fornecedor, conforme as obrigações fiscais e tributárias etc. Essas informações devem constar nos relatórios gerenciais e vão ajudar a criar um perfil de vendas para o seu e-commerce.

Se você tem o desejo de organizar o setor logístico e aumentar as vendas do seu e-commerce, precisa saber como otimizar o cadastro de produtos. Esse procedimento pode ser facilitado por meio do uso de ferramentas automatizadas que ajudam a categorizar os produtos e organizar todo o estoque. Existem muitos softwares no mercado que prometem agilizar as suas operações de vendas. Portanto, não perca tempo e comece a colocar as nossas dicas em prática!

Ficou interessado em melhorar o resultado do seu negócio? Conheça os diferenciais da plataforma da Simplus e saiba como essa solução pode ser útil para a otimização do cadastro dos produtos!