Como reduzir custos logísticos com ajuda da tecnologia?

September 21, 2020

Como reduzir custos logísticos com ajuda da tecnologia?

De modo geral, toda atividade que agrega inovações tecnológicas tem aumento de produtividade, o que impacta diretamente nos custos, especialmente na logística, cujos ganhos resultam em maior racionalidade nos processos e controles.

De facilitar a roteirização até o dimensionamento da frota, cada detalhe pode ser calculado e planejado com maior precisão, diminuindo desperdícios e otimizando os resultados, principalmente quando essas tecnologias funcionam integradas. Confira algumas das maiores contribuições para alcançar uma boa redução de gastos!

Plataformas digitais

Plataformas digitais são ambientes disponíveis na web que permitem a execução compartilhada de tarefas diversas. O cadastramento de produtos, a contratação de frete, a gestão de estoque em várias unidades, roteirização e todas as atividades nas quais produtores, transportadores, distribuidores e operadores atuem conjuntamente, podem ser otimizadas ao centralizar os dados em uma plataforma facilmente acessível para todos esses agentes.

Sistema de roteirização

Otimiza a operação com cargas fracionadas em vários locais diferentes. Eles melhoram o planejamento de rotas, facilitam o dimensionamento do caminhão e monitoram o roteiro com mais precisão, segurança e facilidade.

Sistema de rastreamento

A falta de segurança é um importante fator de aumento de custos, especialmente em algumas regiões e localidades. A tecnologia não é nova, mas tem evoluído em eficiência e versatilidade, uma vez que permite cada vez mais acionamentos remotos, inclusive bloqueios e dados detalhados.

Gerenciamento de armazéns

O nível de automação e de melhora de controle dos sistemas de gerenciamento de armazéns tem alto impacto nos custos. Eles administram o fluxo de mercadorias em tempo real, melhoram a reposição, controlam localizações e facilitam o inventariamento, o que também pode ser otimizado com a adoção de aplicações de contagem cíclica, que permitem o aumento de precisão no controle de estoque com auditorias periódicas, sem interrupções.

Digitalização da logística

A transformação digital tem um impacto enorme na vida de todos e isso ficou ainda mais claro com o momento que estamos vivendo. Empresas digitalizadas em todo o mundo se adaptaram muito mais fácil e sem grandes custos. Embora ninguém desejasse um problema como esse, ele deve acelerar a adoção de algumas tecnologias que ainda precisam ser incorporadas pelas pessoas. 

A internet das coisas e o uso de veículos autônomos, especialmente os de pequeno porte, para entregas localizadas, tendem a um nível de otimização altíssimo, revertendo em grande redução de custos. Basicamente, essas mudanças alteram a forma como usamos os dados, portanto, tem uma natureza estrutural. É por isso que as empresas precisam se preparar para dar esse passo mais longo desde o cadastro.

A Simplus pode ajudar a reduzir custos logísticos ao melhorar o acesso aos dados sobre os produtos, bem como a segurança, a agilidade e a variedade de informações disponíveis na cadeia. Com nossas soluções, fornecedores compartilham com a indústria informações logísticas, como pesos e medidas, além de aumentar a velocidade de cadastramento, a categorização e até a conformidade fiscal.  

Entre em contato e saiba como podemos contribuir no caso específico da sua indústria.