Quais canais de venda online devo adotar no meu negócio?

September 22, 2021

Quais canais de venda online devo adotar no meu negócio?

Entender quais são os canais de venda online que você deve adotar em seu empreendimento é essencial para encontrar alternativas que contribuam com o aumento das suas vendas. Trabalhar com os canais de venda certos permitirá que você atinja o seu público-alvo com maior precisão, além de ampliar o alcance temporal e geográfico da sua marca, promover a escalabilidade da empresa e possibilitar a fidelização de clientes.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira os principais canais de venda online que podem ser utilizados e entenda quais podem fazer sentido para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

  1. E-mail marketing
  2. Redes sociais
  3. Google Ads
  4. E-commerce
  5. Marketplace

E-mail marketing

O e-mail marketing é o mais tradicional entre os canais de venda online. Apesar de muitas pessoas pensarem que as estratégias de e-mail marketing já não são mais tão usuais para uma empresa, elas podem ser adotadas de forma estratégica e que gerem resultados relevantes. Entre as suas principais vantagens, além de aumentar as vendas, destacamos a troca de informação por parte do seu negócio com o cliente, uma vez que poderá enviar conteúdos relevantes para o público inscrito em sua base.

Também se destaca a oportunidade de redirecionar tráfego. Exemplo: suponhamos que o seu objetivo seja vender um produto em específico para zerar o seu estoque. Por meio do e-mail, campanhas direcionadas para uma segmentação de clientes poderá abordar as vantagens que tal produto traz para eles, sendo uma comunicação extremamente personalizada e, assim, efetiva.

Por fim, o e-mail marketing permite ao negócio metrificar os resultados. Para as próximas ações, há a possibilidade de identificar os pontos fortes e fracos de demandas anteriores, de modo que se obtenha números mais atrativos, independentemente do objetivo.

Redes sociais

Para uma estratégia efetiva nas redes sociais, o primeiro passo é também a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal, quais são suas aspirações, seus hábitos e seus receios. A partir desse entendimento, a sua equipe de marketing poderá analisar quais são os principais canais de comunicação utilizados pelos seus clientes, de modo que a sua marca consiga estar no lugar certo e com uma comunicação que gere identificação com o público.

Além disso, conheça quais são as principais redes e as funcionalidades de cada uma, com o objetivo de utilizá-las direcionando seus esforços para os resultados. No Instagram, por exemplo, tem a função dos stories, que permite engajar mais a sua audiência, elaborar enquetes com assuntos que se relacionam ao seu nicho de atuação, bem como trazer um pouco mais sobre o dia a dia de sua empresa.

Nos canais definidos, preocupe-se em trazer também conteúdo de qualidade. Assim, você constrói autoridade no mercado, contribuindo para que os clientes optem pelo seu negócio em vez dos concorrentes no momento da decisão.

Mais do que uma ferramenta de comunicação, as redes sociais são poderosos canais de venda online. Pessoas que acompanham a sua marca têm muito mais chances de comprarem e tornarem-se clientes fiéis. Além disso, é possível promover sua marca, tanto de forma orgânica quanto paga, para alcançar milhares de potenciais consumidores.

Google Ads

Se você já fez uma pesquisa no Google e encontrou um anúncio, ou, ainda, se deparou com uma propaganda ao entrar em algum portal de notícias, saiba que esses tipos de publicidades têm algo em comum: podem ser gerenciadas pelo Google Ads.

Trata-se da plataforma de anúncios do Google. Entre os principais diferenciais dessa ferramenta, podemos destacar a oportunidade de segmentar o seu público, de modo que cheguem ao seu site pessoas qualificadas em relação ao negócio. Afinal, elas terão feito pesquisas sobre o seu produto, o que demonstra interesse da parte da audiência em adquirir itens de sua empresa.

Também podemos destacar como ganhos dessa estratégia:

  • A oportunidade de ter resultados imediatos, diferente da produção de conteúdo e SEO;
  • Descobrir qual é o real potencial de suas palavras-chave para SEO;
  • Possibilidade de otimizar as landing pages;
  • Trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas, entre outros.

Para tornar o Google Ads um poderoso canal de venda online, algumas ações podem ser feitas. Entre elas, destacamos:

  • Realizar ajustes de lances conforme a localização geográfica do público;
  • Fazer palavras-chave para colocar no título do anúncio;
  • Realizar testes durante toda a estratégia;
  • Explorar quais são as palavras-chave negativas (excluir aquelas que não se relacionam com a sua marca);
  • Ter um orçamento maior do que aquele proposto pelo Google;
  • Configurar todas as buscas para usuários móveis.

E-commerce

Muitas empresas pecam ao focar somente no e-commerce e desconsiderar os demais canais de venda online. De fato, ter um e-commerce é essencial para as vendas na internet, mas trata-se de uma estratégia aliada com todas outras apresentadas acima.

Por meio desse canal, você vai oferecer maior praticidade e segurança aos seus clientes, trazer mais facilidade para a criação de anúncios por parte de seu negócio, além de ser uma possibilidade para que a sua empresa funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem limites de períodos para os seus usuários.

Para que seu negócio possa se destacar no e-commerce, sugerimos:

  • Utilize uma plataforma profissional, de modo que transmita credibilidade aos seus clientes;
  • Ofereça atendimento por meio do chat online ou disponibilize um ícone para o Whatsapp;
  • Alie estratégias de e-mail marketing para fidelização de seus clientes;
  • Reforce sua presença nas redes sociais;
  • Gerencie o relacionamento com os seus clientes, entre outros.

Marketplace

A principal dúvida relacionada a essa estratégia de canais de venda online está voltada para a diferença existente entre e-commerce e marketplace. O primeiro é uma loja de seu próprio negócio, enquanto o segundo é uma espécie de shopping. Um dos principais diferenciais do marketplace é que não há a necessidade de contar com um site próprio para iniciar as suas vendas. Assim como no shopping, a responsabilidade é do dono do espaço, enquanto os “lojistas” precisam aceitar os termos de serviço e as condições do canal.

Entre os diferenciais do marketplace, destacamos:

  • Otimização de recursos, uma vez que não há preocupação com a estrutura do canal;
  • Maior alcance de clientes;
  • Alto volume de dados para a análise dos usuários;
  • Possibilidade de integrar com outras ferramentas;
  • Aumento das vendas do negócio;
  • Oportunidade de diversificar o público, entre outros.

Para entender quais marketplaces utilizar como canais de venda online, considere primeiro quais são frequentados pelo seu público-alvo. A seguir, entre em contato com as plataformas para conhecer as condições e comissões cobradas e assim estudar quais podem ser bons parceiros para o seu negócio.

Neste artigo, você pôde conhecer os principais canais de venda online e os diferenciais observados em cada um deles. Conforme observamos, com o objetivo de optar por aquele que melhor atenda às expectativas de seu negócio, analise as demandas e os custos do canal, entenda quais são as suas funcionalidades e os ganhos trazidos por elas, além de conferir continuamente os resultados da empresa.

Deseja expandir os canais de venda do seu negócio? Conte com uma plataforma de cadastro e distribuição de conteúdo de produto para alcançar mais clientes de forma rápida e eficiente! Conheça a 1WorldSync e entenda melhor como podemos ajudar o seu negócio a aumentar sua presença as vendas online.