Skip to content
Back to all

Quais canais de venda online devo adotar no meu negócio?

Background Blur

Em um negócio, existe a necessidade de buscar por alternativas que contribuam para aumentar as vendas e ampliar as possibilidades de o cliente adquirir seus produtos. Por essa razão, entender quais são os canais de vendas online que você deve adotar em seu empreendimento permitirá que você opte por aquele mais indicado para seu público, além de ampliar o alcance temporal e geográfico, promover a escalabilidade da empresa e possibilitar a fidelização de clientes.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira alguns dos principais que podem ser utilizados. Continue a leitura e saiba mais!

E-mail marketing

Apesar de muitas pessoas pensarem que as estratégias de e-mail marketing já não são mais tão usuais para uma empresa, elas podem ser adotadas de forma estratégica e que gerem resultados relevantes. Entre as suas principais vantagens, além de aumentar as vendas, destacamos a troca de informação por parte do seu negócio com o cliente, uma vez que poderá enviar conteúdos relevantes para o público inscrito em sua base.

Também se destaca a oportunidade de redirecionar tráfego. Exemplo: suponhamos que o seu objetivo seja vender um produto em específico para zerar o seu estoque. Por meio do e-mail, campanhas direcionadas para uma segmentação de clientes poderá trazer os ganhos desse item e como ele poderia ser utilizado no dia a dia de sua persona (representação semifictícia do cliente ideal).

Por fim, é uma ação que permite ao negócio entender quais foram os resultados. Para as próximas ações, há a possibilidade de identificar os pontos fortes e fracos de demandas anteriores, de modo que se obtenha números mais atrativos, independentemente do objetivo.

Redes sociais

Para uma estratégia efetiva das redes sociais, o primeiro passo é também a definição da persona. A partir desse entendimento, a equipe poderá analisar quais são os principais canais utilizados pelos seus clientes, de modo que esteja no lugar certo e com os conteúdos direcionados especificamente para as suas necessidades.

Além disso, conheça quais são as principais redes e as funcionalidades de cada uma, com o objetivo de utilizá-las direcionando seus esforços para os resultados. No Instagram, por exemplo, tem a função dos stories, que permite engajar mais a sua audiência, elaborar enquetes com assuntos que se relacionam ao seu nicho de atuação, bem como trazer um pouco mais sobre o dia a dia de sua empresa.

Nos canais definidos, preocupe-se em trazer também conteúdo de qualidade. Assim, você constrói autoridade no mercado, contribuindo para que os clientes optem pelo seu negócio em vez dos concorrentes no momento da decisão.

Google Ads

Se você já fez uma pesquisa no Google e encontrou um anúncio que contribuiu para que aquela página ranqueasse na primeira posição, ou, ainda, verificou um banner em um site qualquer relacionado a algum interesse recente, saiba que esses tipos de publicidades têm algo em comum: podem ser gerenciadas pelo Google Ads.

Trata-se da plataforma de anúncios do Google. Entre os principais diferenciais dessa ferramenta, podemos destacar a oportunidade de segmentar o seu público, de modo que chegue ao seu site pessoas qualificadas em relação ao negócio. Afinal, elas terão feito pesquisas sobre o seu produto, o que demonstra interesse da parte da audiência em adquirir itens de sua empresa.

Também podemos destacar como ganhos dessa estratégia:

  • a oportunidade de ter resultados imediatos, diferente da produção de conteúdo e SEO;
  • descobrir qual é o real potencial de suas palavras-chave para SEO;
  • possibilidade de otimizar as landing pages;
  • trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas, entre outros.

Para obter melhores resultados com a ferramenta, algumas ações podem ser feitas. Entre elas, destacamos:

  • realizar ajustes de lances conforme a localização geográfica do público;
  • fazer palavras-chave para colocar no título do anúncio;
  • realizar testes durante toda a estratégia;
  • explorar quais são as palavras-chave negativas (excluir aquelas que não se relacionam com a sua marca);
  • ter um orçamento maior do que aquele proposto pelo Google;
  • configurar todas as buscas para usuários móveis.

E-commerce

Ter um e-commerce será uma estratégia aliada com todas as ações apresentadas acima. Por meio desse canal, você vai oferecer maior praticidade aos seus clientes, trazer mais facilidade para a criação de anúncios por parte de seu negócio, além de ser uma possibilidade para que a sua empresa funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem limites de períodos para os seus usuários.

Para que seu negócio possa se destacar, sugerimos:

  • utilize uma plataforma profissional, de modo que transmita credibilidade aos seus clientes;
  • ofereça atendimento tanto por meio do chat online, mesmo que sejam respostas automáticas;
  • busque pela fidelização de seus clientes;
  • reforce sua presença nas redes sociais;
  • gerencie o relacionamento com os seus clientes, entre outros.

Marketplace

A principal dúvida relacionada a essa estratégia está voltada para a diferença existente entre e-commerce e marketplace. O primeiro é uma loja de seu próprio negócio, enquanto o segundo é uma espécie de shopping. Um dos principais diferenciais desse tipo de venda é que não há a necessidade de contar com um site próprio para iniciar as suas vendas. Assim como no shopping, a responsabilidade é do dono do espaço, enquanto os “lojistas” precisam aceitar os termos de serviço e as condições do canal.

Entre os diferenciais do marketplace, destacamos:

  • otimização de recursos, uma vez que não há preocupação com a estrutura do canal;
  • maior alcance de clientes;
  • alto volume de dados para a análise dos usuários;
  • possibilidade de integrar com outras ferramentas;
  • aumento das vendas do negócio;
  • oportunidade de diversificar o público, entre outros.

Para conhecer a melhor plataforma de marketplace, conheça seu público para identificar qual seria a melhor plataforma que traria retornos para o seu canal, entenda as características das ferramentas, além de buscar por alternativas de segmentação.

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos principais canais de venda online e os diferenciais observados em cada um deles. Conforme observamos, com o objetivo de optar por aquele que melhor atenda às expectativas de seu negócio, analise as demandas e os custos do canal, entenda quais são as suas funcionalidades e os ganhos trazidos por elas, além de conferir continuamente os resultados da empresa.

O que achou do conteúdo? Utiliza alguma outra ferramenta? Compartilhe com a gente nos comentários!