Categorização de produtos: descubra agora como fazer em marketplaces

July 1, 2022

Categorização de produtos: descubra agora como fazer em marketplaces

Ao realizar a categorização de produtos em um marketplace você tem a oportunidade de otimizar o tempo de seus clientes, proporcionar uma experiência de compra mais agradável, além de possibilitar que o seu público encontre os produtos que desejam, com toda a facilidade que esse tipo de canal proporciona. Além disso, através da categorização de produtos é possível que os clientes encontrem até mesmo itens que não estavam procurando inicialmente, mas que seriam úteis para o seu momento no funil de vendas.

Porém, para que tudo isso sejam usufruídos com eficiência, existe a necessidade de entender como essa categorização deve ser feita. Por essa razão, elaboramos este material com algumas dicas de categorização de produtos para marketplaces que devem ser seguidas pela sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

1. O que é categorização de produtos e sua importância

2. Entenda o seu público-alvo

3. Analise quais são os padrões do mercado

4. Coloque-se no lugar do seu cliente

5. Atente para os nomes das categorias

6. Limite as subcategorias

Vale a pena vender em marketplace? Descubra se é o melhor para você

O que é categorização de produtos e sua importância

Para facilitar a experiência dos consumidores na internet, os marketplaces divide os produtos em categorias, subcategorias e – na maioria das vezes – atributos. É o equivalente às sessões de um mercado, por exemplo, onde cada família de produto é setorizada em um corredor diferente.

A categorização de produtos é, então, uma forma de organizar as mercadorias de um website conforme as categorias nele oferecidas. Imagine um marketplace que vende uma grande variedade de roupas femininas e não há qualquer categorização de produtos. Para alguém que está buscando algo específico, como um blazer, encontrar o que busca pode ser frustrante e é até provável que a pessoa desista da busca.

Por isso a categorização de produtos é tão importante. Os visitantes do website têm uma boa navegabilidade, a experiência do usuário é melhor e os produtos podem ser encontrados mais facilmente. Fazer a categorização de produtos correta e completa vai fazer com que mais pessoas interessadas encontrem o seu produto dentre tantos que são oferecidos por marketplaces.

Entenda o seu público-alvo

O primeiro passo para uma categorização de produtos eficiente é conhecer o público-alvo da sua marca. Afinal, ao identificar o seu público, você consegue traçar estratégias mais assertivas de escolha de canais, estilo de linguagem e comunicação, entre outros.

Os perfis de consumidores que frequentam cada marketplace pode variar bastante, influenciando a forma que as pessoas procuram os produtos e as funcionalidades que buscam. Por essa razão, é preciso analisar quais são as principais palavras-chave relacionadas aos seus produtos e os principais termos de buscas usados pelo seu público-alvo.

Veja o seguinte exemplo: para alguém que trabalha com informática, há uma diferença clara entre os termos “acessórios para computador” e “peças de computador”. Para uma empresa que vende peças para computador em um marketplace visando um público leigo em informática, é interessante que o seu produto esteja em ambas as categorias de produtos, pois muitas pessoas podem não saber diferenciar uma da outra.

Assim, com uma boa ferramenta de busca, o marketplace consegue transmitir resultados de “peças de notebook” mesmo que esse não tenha sido exatamente o termo digitado, de modo que o cliente também tenha acesso a produtos relacionados.

Além disso, avalie quais são os fatores que levam ao cliente optar por um produto em relação a outro. Entenda: há pessoas que buscam pelos itens de menor preço, enquanto outras gostam de conferir quais são os lançamentos do mercado. Ao oferecer essas opções no marketplace, consequentemente tem a oportunidade de atender a um maior número de pessoas.

Analise quais são os padrões do mercado

É importante, ainda, que a sua equipe analise quais são os padrões de mercado. Independentemente de qual seja a estratégia adotada pelo marketplace, é preciso entender que alguns comportamentos são padrões. Caso o seu empreendimento fuja desses tópicos, existem os riscos de o seu cliente não encontrar os produtos almejados, levando-o a buscar por outros canais.

Dessa forma, no momento de realizar a categorização de produtos, vá até o site de seus concorrentes, confira quais são aquelas que sempre se repetem, entenda a linguagem utilizada por eles e analise outras estratégias que também poderiam ser adotadas pelo seu negócio, levando sempre em consideração a particularidade de seus produtos e o conhecimento de seu público.

Entre os principais ganhos dessa estratégia, podemos ressaltar:

  • A sua empresa sempre atualizada com o mercado;
  • A oportunidade de o seu negócio se tornar mais competitivo em relação a outras empresas;
  • Atração de novos clientes para a sua loja;
  • Maior rotatividade de estoque, o que contribui para resultados mais efetivos;
  • Possibilidade de ter uma visão mais abrangente sobre a sua empresa.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Uma das possibilidades de fazer a categorização de produtos de forma mais eficaz é colocar-se sempre no lugar do cliente. Quais são as pesquisas feitas pela sua audiência para encontrar um item em específico? Quais são as informações que as pessoas desejam encontrar no momento de realizar a sua busca no marketplace?

A partir disso, as chances de algum dado importante passar despercebido são consideravelmente reduzidas, sendo mais um fator que melhora a experiência de compra do cliente.

Essa é uma oportunidade de analisar além da parte textual da categorização e produtos. Entenda, ainda, se o design da sua página é atrativo, se ele se adapta facilmente aos dispositivos móveis, além de verificar como o menu das categorias é mostrado e verificar se existe harmonia com o restante do site. Entre os tipos de menus que podem ser escolhidos, destacam-se a lista suspensa e a caixa com imagens.

Atente para os nomes das categorias de produto

Para que seu negócio tenha relevância dentro de qualquer marketplace, o título e a descrição dos produtos vendidos devem estar em destaque. Uma vez que isso se trata de um convencimento ao cliente de que aquele item é importante para o momento de sua jornada de compra e de que a sua loja é a ideal para solucionar as suas dores.

Devemos levar em consideração que, em um marketplace, não há a figura do vendedor para persuadir o cliente a finalizar a compra. Portanto, todas as informações dispostas nos canais contribuem nesse sentido — se não houver preocupação por parte de sua equipe com essas questões, certamente perderá um importante diferencial competitivo. Considere a página do seu produto como uma propaganda, uma página que deve convencer o visitante. Para tornar essa página atrativa, ter um cadastro de produtos completos e uma categorização e produtos bem-feita é essencial.

Também é importante considerar que os nomes das categorias de produto podem variar de um marketplace para outro. Cadastrar um produto em determinado marketplace com uma categorização de produtos incorreta pode fazer com que o seu produto não seja encontrado, ou que até mesmo seja rejeitado pelo marketplace. Portanto, para quem trabalha com diversas plataformas, é importante contar com um sistema que integre o cadastro de produtos com os canais de venda.

Limite as subcategorias

Ter muitas subcategorias pode gerar um efeito contrário na experiência de seu usuário. Ao invés de tornar a sua busca mais prática, ela pode ficar mais confusa, o que pode distanciar o consumidor do objetivo de finalizar a compra. Nesse sentido, o ideal é que foque nas subcategorias principais de seus produtos.

Exemplo: você tem um marketplace de decoração para casa. Dentro dele, pode haver as categorias quarto, sala, cozinha, banheiro. Dessa forma, as subcategorias seriam: artesanato, colchas, capas para sofá, entre outras.

Aqui, é importante que saibamos diferenciar as particularidades existentes de subcategorias e atributos. Enquanto o primeiro se relaciona aos exemplos acima trazidos, atributos seriam propriedades mais específicas, como “colcha para cama king”, “colcha para cama de solteiro”, entre outros. Caso o marketplace coloque muitos atributos como forma de categorias, o pode ficar poluído, reduzindo os impactos positivos que a estratégia de categorização de produtos pode trazer para os resultados do negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a categorização de produtos, quais são os diferenciais de investir nessa estratégia em um marketplace, além de conferir dicas importantes que devem ser adotadas pelo seu negócio. Além de todos esses pontos, sempre se preocupe em fazer um cadastro de produtos completo, com uma descrição de item bem-feita e personalizada, se atentando a erros ortográficos e ao estilo de linguagem que mais conversa com o seu público.

Se você deseja alavancar as suas vendas através dos marketplaces, com cadastro de produtos ágil e eficiente, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!