Inovação no varejo: entenda como inovar nas suas vendas

April 28, 2021

Inovação no varejo: entenda como inovar nas suas vendas

Você sente a necessidade de inovar nas vendas, mas não sabe por onde começar? A inovação no varejo já não pode mais ser considerada uma opção e, para sobreviver no mercado e se destacar dos concorrentes, é preciso adotar maneiras mais eficientes de realizar as tarefas antigas.

Isso não significa, porém, que é preciso modificar as operações da sua empresa de forma radical. Com algumas medidas simples já é possível implementar a inovação no varejo e conquistar novos clientes, além de seguir encantando os atuais. Neste post reunimos algumas dicas para inovar nas vendas do varejo de forma eficaz e descomplicada. Confira!

  1. Inove na abordagem
  2. Antecipe as tendências
  3. Invista em novas tecnologias
  4. Explore o diferencial do negócio
  5. Humanize o atendimento
  6. Capacite a sua equipe
  7. Ofereça diferentes canais de atendimento
  8. Centralize as informações

Inove na abordagem

Uma característica comum dos clientes de qualquer segmento é a aversão ao atendimento ruim. A forma como a sua equipe — ou você mesmo, se for o caso — aborda um consumidor que chega até a sua loja, mesmo que ela seja virtual, pode ser determinante para que ele se torne um cliente fiel ou nunca mais volte.

Por esse motivo, inovar na abordagem de clientes de forma geral pode gerar inúmeros benefícios para a sua marca. Para que essa ação seja bem-sucedida, alguns pontos são fundamentais, como demonstrar interesse genuíno, educação, empatia e, acima de tudo, respeito. Capacite a sua equipe de vendas e incentive o uso de técnicas de atendimento para melhorar a experiência do cliente em loja.

Antecipe as tendências

Para descobrir o segredo da inovação no varejo, é preciso atentar-se ao que está sendo feito e o que pode virar tendência na sua área. Não deixe de fazer benchmarking e acompanhar seus principais concorrentes. Lembre-se que quem é pioneiro em alguma inovação, geralmente vira referência e ganha maior espaço de mercado.

Para acompanhar os principais acontecimentos e inovações de forma rápida, é preciso monitorar com frequência as novidades e notícias sobre o varejo. Uma dica é prestar atenção em tudo o que está sendo feito tanto de forma local quanto de forma global — já que a inovação no varejo costuma aparecer em outros países primeiro. Além disso, é sempre bom ficar atento às novas necessidades dos consumidores, que podem ser bons pontos de partidas para a criação de tendências de mercado.

Invista em novas tecnologias

Não é novidade que a tecnologia avançou — e segue avançando cada vez mais — nos últimos anos, trazendo inúmeros benefícios para diversos setores, inclusive para o varejo. Por isso, uma das dicas mais importantes é promover a inovação nos processos internos da sua empresa por meio de um sistema de gestão.

Investir em automação para tarefas do financeiro, estoque, setor de vendas e de outras áreas do seu negócio pode tornar as suas operações mais eficientes e ágeis. Além disso, a automação promove a melhoria na qualidade do atendimento, redução de custos, aumento da produtividade, entre outras vantagens. Contar com um negócio eficiente criará um ambiente mais propício para implementar práticas de inovação no varejo.

Explore o diferencial do negócio

Um ponto bastante importante para inovar nas vendas é olhar para dentro da sua própria empresa. Isso é mais relevante até do que acompanhar o que os seus concorrentes têm feito, pois entender o que diferencia a sua marca das outras que existem no mercado é fundamental para saber quais pontos fortes devem ser reforçados e se distanciar mais da concorrência.

Os valores da sua marca e a forma com que ela se comunica com o público já são importantes fatores de inovação no varejo, onde a proposta de marca pode ser o principal diferencial entre cada concorrente. Como exemplos do que fazer, você pode atuar nas redes sociais de forma única e inovadora, oferecer um atendimento personalizado, caprichar no pós-venda, entre outros.

Humanize o atendimento

Independentemente do seu comércio ser online ou contar com loja física, é extremamente importante humanizar o atendimento. Esse tópico complementa aquele sobre investir em uma boa abordagem, já que os clientes sempre precisarão ser compreendidos e ter as suas necessidades atendidas.

Por esse motivo, é muito importante que você coloque pessoas para lidar com pessoas — e evite ao máximo colocar muitas barreiras para que o seu cliente consiga chegar até um representante da sua empresa, mesmo que seja um atendente. É bom também atentar-se ao atendimento eletrônico no SAC, uma vez que, ao mesmo tempo em que são eficazes, podem tirar a paciência do consumidor com muita rapidez.

Capacite a equipe

Ainda no quesito atendimento ao cliente, para promover a inovação no varejo é preciso investir na capacitação da sua equipe. Isso porque existem diversos perfis de clientes e, obviamente, cada um deles precisa ser tratado de uma certa maneira. Dessa forma, é possível trazer novas habilidades de negociação e interpessoais para o time.

O objetivo aqui é sempre focar em um atendimento de excelência — o que só é possível com capacitações constantes para lidar com qualquer empecilho que aparecer e para evitá-los também. Somente o treinamento recorrente pode garantir uma equipe bem preparada, além de motivar a todos no alcance das metas estabelecidas.

Ofereça diferentes canais de atendimento

A tecnologia tem influenciado muito a forma como os clientes são atendidos e, por isso, é preciso se adequar aos seus novos hábitos. Um bom exemplo desse novo comportamento é o serviço por meio das redes sociais, já que elas passaram a ser utilizadas para gerar engajamento e uma comunicação mais aberta com as marcas, além de atrair novos potenciais clientes. Se a sua marca ainda não está presente nessas plataformas de forma estratégica, é preciso considerar essa possibilidade.

Não é apenas nas redes sociais, porém, que você deve atender aos seus clientes. Outros canais de atendimento continuam válidos, como e-mail de contato e telefone, além das opções mais recentes, como chats online e WhatsApp. Mais do que simplesmente pensar em diversos canais, pode valer a pena implementar o omnichannel, uma das principais tendências atuais de inovação no varejo.

Centralize as informações

A automação da gestão de clientes é imprescindível atualmente. Contar com um sistema de CRM permite reunir todas as informações disponíveis sobre seus clientes e oferece ao seu negócio muito mais do que um simples repositório de dados. Com esse tipo de plataforma, é possível definir alguns filtros inteligentes que permitirão combinar dados estratégicos para que você consiga extrair informações significativas para melhorar o atendimento e implementar novas práticas no seu varejo.

O mesmo vale para o portfólio de produtos, informações de estoque e venda. Manter essas informações centralizadas e atualizadas em sistemas que facilitam a análise de dados permitirão que você tenha uma visão mais holística das suas operações e assim consiga implementar pequenos pontos de melhoria com facilidade.

Conseguiu ter boas ideias de como implementar a inovação nas vendas do seu negócio? Além de todas essas dicas, é extremamente importante inovar também nas estratégias de marketing, já que, junto das outras ações, ela ajudará a aumentar as suas vendas. Estude sobre marketing digital e insira na sua empresa as soluções que trarão mais resultados.

Gostou do assunto deste texto? Acompanhe nossa página de blog e fique por dentro das principais novidades e tendências para o varejo e a indústria.