Skip to content
Back to all

Confira 5 dicas para tirar fotos incríveis para marketplace

Background Blur

Com o objetivo de realizar mais vendas online, existe a importância de entender quais são as necessidades de sua persona (representação semifictícia do cliente ideal), realizar um bom plano de marketing e caprichar nas descrições de seus produtos.

Porém, devemos levar em consideração que no momento da compra pela internet, o cliente prioriza as informações divulgadas por você — e precisa ter confiança de que o produto ou serviço são de qualidade. Por essa razão, as fotos para marketplace precisam ser incríveis!

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre a importância delas para o negócio, além de conferir dicas de como elaborá-las. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de tirar boas fotos para marketplace?

A seguir, selecionamos alguns dos tópicos que comprovam a importância de boas fotos para marketplace. Confira!

Melhorar a experiência do cliente

Tanto a descrição, quanto as fotos dos produtos devem ser chamativas e com o máximo de informações possível. Assim, o cliente terá um melhor entendimento sobre o que é vendido, poderá fazer comparativos para a escolha mais efetiva e terá mais segurança para prosseguir com a compra.

Todos esses pontos melhoram a sua experiência, o que contribui para a sua fidelização e até mesmo para a disseminação do marketing boca a boca — quando o próprio público recomenda o seu canal para amigos e familiares.

Aumentar as taxas de conversão

Esse ponto está diretamente ligado ao anterior. A partir do momento que o cliente tem mais confiança para adquirir um produto, fica mais fácil conseguir o aumento das taxas de conversão do site.

As metas pré-estabelecidas em seu planejamento tendem a ser alcançadas com mais facilidade e geram um diferencial competitivo de seu marketplace em relação aos concorrentes.

Como tirar fotos para marketplace que sejam incríveis?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância das imagens para o sucesso de seu marketplace, chegou o momento de entendermos algumas dicas para tirar fotos incríveis. Veja!

1. Utilize a criatividade e invista em bons equipamentos

Certamente, o primeiro passo para que você faça imagens de qualidade é contar com bons equipamentos para o registro. Hoje e cada vez mais, há celulares e câmeras que contam com uma ótima resolução de fotografias e que são acessíveis.

Nem sempre você precisará de um equipamento profissional, mas é interessante poder contar com bons equipamentos. O mais importante neste aspecto é usar a criatividade e se preocupar com os elementos da imagem que será registrada.

Outro ponto de atenção: de nada adianta contar com uma câmera de qualidade se você não adquire outros equipamentos. O tripé, por exemplo, possibilita que a foto não saia tremida e ajuda na captura de ângulos diferenciados.

2. Atente-se à iluminação

Um dos grandes segredos de uma imagem de qualidade está relacionado à iluminação. Se você for pesquisar por um produto e ver apenas fotos escuras, dificilmente conseguirá identificar as características do material.

Além de reduzir a credibilidade de seu marketplace, imagens com pouca iluminação não passam a informação necessária e a pessoa ficará menos confiante de adquirir o item.

Por isso, o ideal é você aproveitar ao máximo a luz (mesmo que seja natural). Inclusive, existe um momento do dia conhecido como golden hour, muito interessante para quem gosta de tirar fotos. É aquela hora em que a luz solar acentua sombras e traz um alaranjado que torna a imagem ainda mais atrativa.

3. Explore diferentes ângulos

Ao fazer o registro de seus produtos, é importante ter calma e paciência. Fotografia também é teste. Muitas vezes, você vai considerar que um ângulo é o mais indicado para o registro, enquanto na verdade outro ponto de vista tornou a imagem mais chamativa.

Faça muitos cliques para identificar qual angulação é mais favorável e que melhor dê para visualizar o produto. Além disso, não deixe de testar as sombras.

Quando elas são bem trabalhadas, podem contribuir para que haja o destaque de algum objeto em cena — sempre tomando o cuidado de não esconder nenhum detalhe importante.

4. Mantenha a fidelidade das cores

Para garantir a satisfação do cliente, é importante que o produto entregue seja fiel ao que ele viu na internet. Por isso, tenha cuidado quanto às cores. Luz natural ou luz branca são as mais indicadas nesse sentido, uma vez que luzes coloridas (amarela, por exemplo) podem alterar a fotografia e trazer diferentes efeitos.

Em um marketplace, se a pessoa se sente prejudicada com a compra, além de exigir que a empresa realize a troca ou devolução do material, também pode recorrer às redes sociais para expressar seu descontentamento.

Se outro potencial cliente vê esse depoimento negativo, certamente pode se influenciar pelo comentário e desistir da compra. As opiniões negativas prejudicam a imagem da empresa como um todo.

5. Edite as imagens

Por mais que a foto tenha ficado com uma ótima qualidade, a edição é indispensável. Nela, você tem a oportunidade de fazer correção de iluminação, de identificar se há algum detalhe que passou despercebido e que é importante para a experiência do cliente.

Além disso, na edição é possível fazer algumas outras modificações, como brilho, contraste etc. Porém, é preciso ter cuidado com a quantidade de efeito utilizada.

Novamente, esse ponto pode deturbar a percepção que a pessoa tem sobre o produto, além de deixar a imagem forçada ou artificial. Quanto mais natural for a fotografia, melhor será para o relacionamento firmado entre o marketplace e o cliente.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como tirar foto para marketplace e a importância que elas exercem para a experiência do cliente.

Para garantir que o cliente tenha acesso a todas as informações importantes do produto, conheça também o Hero Image. Por meio dele, você vai melhorar a experiência de compra, destacar o item vendido e ainda conseguirá agregar valor ao que é fornecido em seu marketplace.

Gostou das dicas? Para conhecer sobre a funcionalidade e como ela pode contribuir para o negócio, acesse nosso site e confira os diferenciais!