Skip to content
Back to all

Aprenda as principais estratégias de precificação em marketplace

Background Blur

Um dos pontos mais importantes para um e-commerce é a precificação em marketplace, pois tem influência direta na rentabilidade do negócio. Trata-se de um processo que realiza os cálculos necessários para estabelecer o preço de venda de um produto.

Nesse sentido, adotar estratégias é a melhor alternativa para criar preços atrativos e que sejam capazes de melhorar os resultados — ou seja, é um assunto relevante e com relação direta no equilíbrio financeiro da empresa e na experiência do cliente.

Mas afinal, você sabe quais as melhores estratégias para a precificação dos seus produtos? Se deseja entender o que deve considerar para ter produtos competitivos, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba como fazer a precificação em marketplace e impulsionar suas vendas!

Qual a importância de ter estratégias para a precificação?

A precificação dos produtos é crucial para todo negócio, especialmente para as vendas online, que é um ambiente repleto de competitividade. No entanto, em muitas situações ter preços competitivos e que favoreçam a lucratividade é um desafio comum a muitos empreendedores.

Sendo assim, a precificação é um processo estratégico que precisa ser realizado com muito planejamento e conhecimento de mercado — para atingir os objetivos da empresa e proporcionar preços compatíveis com as expectativas dos consumidores.

Nesse sentido, utilizar estratégias para a precificação é extremamente importante, pois auxilia os gestores a identificar valores atrativos e com uma boa margem de lucro. Ou seja, que tenha capacidade de atrair o público-alvo e manter as vendas sem ter prejuízos.

Portanto, contar com estratégias para a precificação é essencial para ter os seguintes benefícios:

  • maior margem de contribuição;
  • facilita as estratégias de marketing;
  • ganho de competitividade;
  • otimiza o planejamento financeiro;
  • maior controle dos lucros;
  • facilita a atingir objetivos;
  • contribui para o posicionamento da marca.

Quais as principais estratégias da precificação em marketplace?

Todo negócio que atua no marketplace sabe que os consumidores têm acesso a diversas lojas e produtos, por isso, a competitividade é grande. Diante disso, uma das melhores alternativas para se destacar é oferecer preços justos e atrativos.

Para tanto, é indispensável que os empreendedores tenham boas estratégias para embasar as decisões e chegar a valores de acordo com os objetivos. Embora pareça uma tarefa simples, o planejamento é essencial para evitar transtornos e comprometer a imagem da empresa.

Veja quais as principais estratégias para a precificação em marketplace!

Estratégia de preço menor

A estratégia do menor preço é uma das mais comuns e como o próprio nome sugere, consiste em definir o menor valor possível para um produto. Para colocar essa estratégia em prática, é necessário ter uma gestão eficiente e um bom planejamento, portanto, é um pouco mais complexo.

A redução dos preços tem influência direta nos resultados e na margem de lucros, por isso, essa estratégia deve ser utilizada proporcionalmente ao aumento das vendas. Dessa forma, você pode se destacar dos concorrentes sem colocar os resultados em risco.

Estratégia de ruptura

Também chamada de estratégia do segundo melhor preço, funciona quando uma empresa que oferece os preços mais baixos perde a capacidade de estoque. Com isso, o negócio que oferece o segundo melhor preço começa a receber os pedidos, por também oferecer preços competitivos e bons serviços de entrega.

Estratégia de frete competitivo

Outra estratégia muito eficaz para quem não pode reduzir os preços, é se destacar oferecendo um frete eficiente e com boas condições. Isso devido ao frete ser fundamental para a experiência de compra e impactar diretamente na decisão dos clientes.

Por isso, oferecer tempo reduzido e menor custo para entrega é essencial para compensar o valor dos produtos e chegar a uma precificação atrativa. No entanto, é indispensável ter umbom relacionamento e alinhar a estratégia com os transportadores para que tudo funcione corretamente.

Estratégia de kits de produtos

Para negócios que têm dificuldades para reduzir os preços e oferecer fretes com condições vantajosas para o cliente, a estratégia de kits de produtos é essencial. Trata-se de uma forma de venda que reúne diferentes produtos para a venda conjunta, em um kit único.

Para tanto, é fundamental que os produtos sejam correlacionados e tenham funções que se completam, para estimular o interesse do cliente. O preço do kit deve ser dimensionado de forma que seja vantajoso para o cliente e não comprometa o faturamento.

O que considerar ao escolher as estratégias de precificação?

O processo para definir a melhor estratégia de precificação em marketplace deve acontecer de maneira planejada, de acordo com aspectos mercadológicos, características do público-alvo, concorrentes e os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo.

Saiba o que você deve considerar para escolher a sua estratégia de precificação!

Estudo sobre o nicho de atuação no mercado

Antes de iniciar a precificação, faça um estudo detalhado do mercado e do seu segmento de atuação, considerando todas as influências e sazonalidades. Além disso, é essencial conhecer bem quem são os seus concorrentes, seus pontos fortes, fracos e o que é possível fazer para se diferenciar.

Gestão financeira e objetivos da empresa

A gestão financeira e os objetivos são decisivos para direcionar as decisões e ter maior clareza sobre qual a melhorestratégia de precificação. Por isso, os gestores precisam analisar dados importantes para saber como ter preços competitivos sem causar prejuízos.

Os principais aspectos são:

  • custo do produto;
  • lucratividade pretendida;
  • gestão de estoque;
  • custo com vendas;
  • custo com operações.

Ao analisar esses fatores e compará-los com os objetivos e metas, é possível identificar os melhores preços e as possibilidades para oferecer descontos aos clientes, de uma forma que mantenha os resultados e aumente a quantidade de vendas.

Estudo sobre o público-alvo  

O comportamento ecaracterísticas do público-alvo é imprescindível para saber como direcionar as decisões e estratégias de conversão. É um fator que influencia diretamente na precificação e o estudo sobre o público deve ser considerado para estabelecer preços com boa margem de lucro e aceitação.

Como você pode notar neste artigo, a precificaçãoem marketplace é uma atividade decisiva para o sucesso de um negócio que atua nasvendas online. Portanto, é um assunto que merece atenção especial e a utilização de estratégias certas para conquistar os clientes e alavancar os resultados.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo relevante? Não perca tempo e veja agora mesmo se a sua marca está preparada para oaumento das vendas no e-commerce!