Esclareça as suas dúvidas acerca do varejo digital!

January 6, 2021

Esclareça as suas dúvidas acerca do varejo digital!

O varejo digital chegou para ficar e tem influência direta no aumento da competitividade e nos lucros. Diante do cenário de mudanças que estamos vivendo, é preciso se adequar a essa nova realidade. E, com os avanços tecnológicos, surge a necessidade de entrar para o mercado do e-commerce, marketplace e aplicativos de venda para continuar vendendo.

A introdução de softwares e equipamentos automatizados vem ganhando mais espaço e importância no varejo. Além disso, o comportamento dos clientes está mudando. Comprar pelo e-commerce está se tornando um hábito entre os brasileiros. Tanto é verdade, que o comércio online já fatura a cifra de 100 milhões de reais por ano.

Você ainda não migrou a sua empresa para o varejo digital? Quer conhecer mais sobre esse movimento e as tendências para os próximos anos? Neste post, você vai conhecer as principais informações sobre o varejo digital. Boa leitura!

Como fazer a transformação digital no varejo?

A implementação do e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas em sua empresa pode ser a chave para o sucesso de seu negócio. A concorrência tem aumentado dia após dia e aqueles varejos que acompanharem os avanços da tecnologia, com certeza irão se sobressair. Mas, é claro que concorrer com grandes empresas, que já possuem vendas digitais a muito tempo, exige muita dedicação.

Nesse tipo de vendas é possível fazer experiências com gôndolas virtuais e com propaganda. E, o melhor de tudo é que mesmo não atingindo as metas, é possível adotar outras estratégias, até que consiga obter o êxito nas operações de vendas. Vale a pena lembrar de que um bom atendimento e a inovação, são pontos cruciais para diferenciar o seu negócio. Existem várias maneiras de fazer a transformação digital no varejo. Veja abaixo quais são elas!

Uso das mídias sociais

Se o seu objetivo é obter maior percepção e tornar-se mais próximo de seus clientes, uma boa técnica de divulgação deverá ser inclusa em seu empreendimento. Alguns pontos importantes que podem te auxiliar a alavancar as suas vendas são:

  • o envio de posts;
  • postar seus materiais ou serviços diariamente;
  • responder as dúvidas de seus clientes;
  • sempre atender todos da melhor maneira possível.

É importante lembrar que, as mídias sociais funcionam como um expositor, podendo se tornar um canal de vendas, como um e-commerce.

Algumas redes sociais já possuem a opção de vendas por meio de suas plataformas, e exemplos disso são o Instagram e o Facebook. As duas plataformas se caracterizam por serem um potente ponto de comercialização de produtos.

E-commerce

A entrada para o e-commerce é uma ótima opção para quem deseja um canal de vendas eficiente com bons resultados. Com a chegada da pandemia, este método de comercialização tem crescido cada dia mais, sendo uma alternativa para quem opta em vender online, sem necessidade de ter uma loja física. Diante disso, para quem não pensa em adquirir o comércio online, saiba que poderá ficar para trás e ocasionar uma queda em seus lucros.

Um grande exemplo é uma ampla rede de lojas que possui unidades pelo país inteiro. Juntamente com a evolução da tecnologia, o negócio pode aderir ao comércio digital e alavancar suas vendas feitas durante o período anual. Ou seja, em poucos meses é possível ampliar consideravelmente o seu ganho, diferente de quem apenas fica na monotonia de uma loja física.

Espaço virtual de vendas

Um marketplace nada mais é do que uma plataforma onde vendedores e compradores comercializam produtos dos mais variados tipos, de maneira virtual. Roupas, calçados, serviços de transporte, comercialização de alimentos e bebidas são alguns itens que são vendidos nesses aplicativos. Tais canais de vendas oferecem serviços variados e são uma valiosa ferramenta para facilitar as transações.

Os maiores canais de venda da atualidade estão funcionando por meio da Internet, sites e aplicativos. Caso você tenha algum produto que se encaixe nas vendas realizadas por essas plataformas, você pode usá-las como uma alternativa. Os marketplaces têm muitas visitas por dia e isso faz com que suas vendas sejam alavancadas.

Mas, como tudo que é bom, possui seu lado negativo, usar esses canais de venda fazem com que os compradores associem a experiência de compras ao site e não com você, que é o verdadeiro vendedor. De qualquer maneira, essa é uma ótima opção para aqueles que não pensam em montar um site no início de suas atividades no e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas.

Serviços de entrega

Após fechar uma compra, que não seja em uma loja física, os clientes ficam ansiosos pelo recebimento dos itens comprados. Saiba que um bom serviço de entregas é primordial para a fidelização do consumidor. Uma dica é a de disponibilizar via sistema, o código de rastreamento, pois é com ele que o cliente vai ter acesso aos dados de entrega.

Outra opção é a de ter a sua própria equipe de logística. Essas pessoas irão ficar responsáveis pela separação e entrega do item, seja na casa da pessoa ou em uma agência dos correios. Em alguns casos, pode-se optar por ter um motoboy que trabalhe em tempo integral para a sua empresa. Dessa maneira as suas entregas serão realizadas de forma rápida e eficiente.

Quais são as tendências tecnológicas nas vendas online?

O e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas abrange a ideia de um ambiente comercial marcado pela flexibilidade, praticidade, integração e grande potencial de adaptação. Essa disrupção no varejo permite fornecer um serviço personalizado e mais ágil.

Conheça, a seguir, alguns exemplos de soluções tecnológicas que vêm ganhando cada vez espaço no mercado e que prometem mudar a forma como as empresas atuam no comércio online.

Heat mapping

O heat map sinaliza os pontos de uma plataforma que mais chamam a atenção e atraem os usuários. O sistema usa uma câmera que identifica pontos de calor, ajudando a conhecer quais são as partes da loja mais visitadas e que costumam atrair mais a atenção dos clientes (quanto tempo cada pessoa passa no local e qual o percurso que elas mais fazem).

Essa é uma ótima ferramenta para conhecer melhor as preferências e os hábitos de consumo tanto na loja física quanto no e-commerce. A partir dos dados, também fica mais fácil criar estratégias para melhorar ainda mais a experiência dos clientes, como o gerenciamento de categorias, por exemplo.

Gôndola Virtual

É uma forma de levar a loja para onde o ciente estiver, facilitando e otimizando a jornada de compras. A característica mais marcante é que não há a necessidade de que o produto esteja presente no momento da compra.

Para isso, existem painéis com informações do item a ser comercializado, como fotos, valor e especificações técnicas. Assim, basta o cliente selecionar o produto, inserir no carrinho a quantidade desejada e concluir a negociação. Tudo de forma rápida e sem filas, garantindo a agilidade que o consumidor moderno tanto aprecia.

Beacon technology

A tecnologia possibilita a localização de um celular smartphone por meio de bluetooth com exatidão. Essa funcionalidade ajuda a controlar e monitorar o fluxo interno de movimentação da loja física em tempo real. Os dados emitidos vão ser úteis para conhecer melhor o comportamento dos consumidores e personalizar as próximas estratégias, como a criação de promoções.

Quais são os impactos do comércio eletrônico para os negócios?

O varejo digital veio para ficar, e para investir nessa poderosa ferramenta é preciso saber quais são as prioridades dos seus clientes e acima de tudo, adaptar-se a eles. Os obstáculos precisam ser vencidos e se tornarem favoráveis. Diante disso, com o grande crescimento do mercado virtual, investir em e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas transformará o rumo da sua organização, para o melhor.

Quais são as vantagens do varejo digital?

A implementação do varejo digital traz benefícios tanto para o consumidor e como para o empresário. Esse sistema é essencial para melhorar os resultados da empresa. Veja abaixo quais são as maiores vantagens desse modelo!

Setor está em expansão

A necessidade de distanciamento social contribuiu diretamente para o crescimento do e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas. A pesquisa feita pelo Neotrust/Compre&Confie apurou que esse setor faturou R$ 33,4 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2020, valor que demonstra uma grande expansão, em comparação com os demais períodos do ano — se trata de um aumento de 76% em relação ao ano passado.

Mercado amplo

O comércio eletrônico não tem um campo de atuação limitado. Pelo contrário, ele tem o potencial de alcançar um maior número de consumidores, uma vez que ele traz uma maior visibilidade da marca. Isso é possível por meio do investimento em estratégias corretas de marketing e divulgação.

Custos operacionais reduzidos

Uma loja virtual dispensa os gastos com aluguel de ponto comercial, a compra de aparelhos específicos, despesas com a manutenção do espaço e a contratação de equipe, o que acontece com a loja física.

Atendimento 24 horas

O e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas funcionam no horário integral sem a necessidade de ter uma equipe à sua disposição. Sendo assim, o cliente pode fazer as compras no momento em que achar mais oportuno, independente de ser horário comercial ou não. Além disso, ele tem acesso a vários canais para o suporte, como chatbots, e-mail e WhatsApp.

Quais são os principais cuidados a serem tomados?

Essa modalidade de varejo apresenta alguns desafios ao longo de seu caminho de consolidação. Entre os maiores cuidados que os empresários precisam ter ao implementar esse novo sistema estão:

  • segurança cibernética para evitar ataques e o vazamento de dados;
  • acesso a ferramentas modernas e eficientes;
  • capacitação da equipe para atuar nesse novo setor;
  • criação de uma experiência individual para cada cliente;
  • oferecer variedade de produtos em cada loja;
  • colaboração das equipes de todas as fases da cadeia de suprimentos.

Estes são apenas alguns dos cuidados que devem ser tomados quando a empresa opta por fazer o uso do e-commerce, marketplace e aplicativos de vendas.

Como implementar o e-commerce?

Para que o comércio eletrônico possa ser implementado em seu empreendimento, é necessário entender o comportamento do consumidor da atualidade. E, em tempos como os atuais, a grande maioria das empresas está tendo que se adequar aos avanços tecnológicos, que permitem as pessoas mais facilidade de acesso a itens e serviços.

Como pode-se perceber, os hábitos dos consumidores mudaram e as pessoas que anteriormente somente compravam em lojas físicas, passaram a comprar pela Internet. Bastam apenas alguns cliques e os consumidores nem precisam sair de casa para adquirir o que desejam. E por essa razão, a venda tornou-se fundamental.

Saiba que o mercado digital é marcado pela cultura das provas e descobertas. Sendo assim, vale experimentar novas estratégias para saber se elas vão dar certo no final. Caso contrário, devem ser criadas técnicas. Confira, a seguir, algumas situações de como consolidar esse sistema na empresa!

Crie perfis de sua loja nas redes Sociais

As mídias sociais aumentam a visibilidade da marca e proporcionam uma proximidade maior com o público-alvo e os consumidores. Mas para isso, é importante interagir com os seguidores e oferecer conteúdos relevantes e serviços de qualidade. Além disso, as mídias sociais podem ser integradas com o e-commerce e funcionarem como um ponto de vendas.

Nelas você pode postar diariamente fotos das novidades, fazer sorteios de brindes, divulgar promoções e dar explicações de utilização dos produtos ofertados. Se em sua loja, forem vendidas roupas e calçados, você pode expor imagens de modelos usando os modelos a serem vendidos. Tudo isso para que sua empresa seja um sucesso.

E-commerce

O e-commerce é um canal de venda rápido, prático e em pleno crescimento, especialmente em tempos de pandemia e isolamento social. De fato, as lojas online tendem a crescer cada vez mais para os próximos anos. Você pode contratar uma pessoa para fazer essa parte e alimentar o site com as novidades ou você mesmo pode realizar tal serviço.

Omnichannel

Essa tecnologia integra todos os canais de vendas e permite ampliar a experiência de compra dos clientes. Assim, o consumidor tem a capacidade de concluir uma compra por meio de um e-commerce e depois que receber a mercadoria em casa, ele pode trocar o produto na loja física. Isso é possível porque há uma grande interação entre os canais e setores da empresa.

Então, como pode-se perceber, o varejo digital é um fenômeno que veio para ficar. Esse modelo disruptivo de comércio possibilita a manutenção do negócio no mercado e proporciona a ampliação de resultados cada vez maiores para a empresa. Portanto, não perca mais tempo e comece já a implementar esse modelo nos seus negócios e tenha certeza de que seu empreendimento vai gerar ótimos resultados!

Gostou de nosso post? Quer continuar conhecendo mais sobre esse e outros assuntos? Assine a nossa newsletter e receba os nossos materiais diretamente na caixa de entrada de seu e-mail!